sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Detentas fazem flash mob em homenagem ao Papa

Ala do presídio feminino de Rebibbia reuniu detentas de várias crenças no flash mob “O Papa é Pop”, uma forma de mostrar o carinho por Francisco
Da Redação, com Rádio Vaticano
Flash mob no presídio de Rebibbia / Foto: Twitter Pope is Pop
Flash mob no presídio de Rebibbia / Foto: Twitter Pope is Pop
“O Papa é pop” é o nome de um flash mob improvisado nesta quinta-feira, 29, no presídio feminino de Rebibbia, na Itália, para homenagear o Papa Francisco. As detentas quiseram demonstrar seu afeto pelo Papa, cantando e dançando juntas para mostrar sua alegria com a mensagem de esperança que Francisco faz chegar também a quem está preso.
A apresentação envolveu 50 mulheres da seção feminina do presídio de Rebibbia. Detentas de fé e de cultura diferentes se uniram em uma única paixão: o Papa e a mensagem que ele transmite. A iniciativa partiu do italiano Igor Nogarotto.
“ ‘O Papa é pop’ nasce simplesmente do fato de que Francisco me fascinou. Eu não sou crente, mas me aproximei da Igreja graças a ele, graças ao seu carisma, ao seu modo de ser um pouco fora dos esquemas, mas sobretudo por ser ‘pop’, popular. Ou seja, a vontade de estar em meio ao povo, de estar próximo às pessoas que precisam”, contou Igor.
Esse foi o primeiro flash mob realizado em um presídio italiano. Segundo Igor, a prisão reúne detentas de vários lugares – Tanzânia, Nigéria, Canadá, Libéria – são mulheres que erraram, mas também para elas existe o perdão e a possibilidade de reabilitação.
“São pessoas que erraram, mas podemos dar a elas a possibilidade de serem reinseridas na sociedade, através do sacrifício, do trabalho, do estudo, mas também através de atividades artísticas. E essa é uma coisa que me parece que Francisco diz, estando próximo às pessoas. E mais, é incrível que mulheres católicas, muçulmanas e ortodoxas dancem juntas para o Papa Francisco”, acrescentou Igor.
Segundo a diretora da seção feminina do presídio, Ida Del Grosso, essas iniciativas têm uma particular importância e devem ser sempre acolhidas com fervor, pois possibilitam uma mensagem de unidade. “Elas superaram suas diferenças de idioma, de cultura, trabalharam juntas para a dança, mas para uma dança que tinha um significado grande, de dizer: ‘Papa, estás conosco; te agradecemos porque pensas sempre em nós: nós somos as últimas da sociedade”.
O presídio de Rebibbia já recebeu a visita de Francisco, mas na ala masculina. Ida recordou com emoção os momentos ao lado do Papa. “Viveram a experiência da Missa que o Papa celebrou com elas como se fossem pessoas livres. Puderam mostrar aos seus familiares como o presídio pode dar a elas possibilidades, como aquela de encontrar o Papa. Por que não?”.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Processo de Canonização da Beata Elena Guerra tem avanço

alt
Nos últimos dias, o processo de canonização da Beata Elena Guerra teve um avanço considerável. Passando por uma fase importante neste processo. Para entendermos melhor e para saber o que foi esse avanço pedimos ao Padre Eduardo Braga, vice-postulador da causa de canonização da beata para que nos explicasse melhor sobre essa evolução.
Confira abaixo a nota do Padre Dudu:
Aos irmãos e irmãs que amam o Espírito Santo,
Paz e Alegria da Parte do Divino Paráclito!
Comunico-vos com alegria que a Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, acolheu os últimos exames que foram pedidos para a complementação do processo de Canonização da Beata Elena Guerra. Levei-os à Roma em Junho passado, e dizem respeito ao pressuposto milagre acontecido em Uberlândia em favor de Paulo Gontijo em 2010.
Irmãos, todo o processo consta de duas fases. O que agora concluímos foi a primeira fase, chamada "fase diocesana". A segunda que irá começar em breve, chama-se "fase romana". Tudo será submetido aos médicos, e caso seja aprovado, posteriormente aos Cardeais e ao Santo Padre.
Agradeço a todos que nestes anos colaboraram mais diretamente comigo: Familiares de Paulo, Dom Paulo, Bispo de Uberlândia, sacerdotes que auxiliaram no processo, e especialmente Débora, secretaria da Cúria e Notária do mesmo processo, e grande colaboradora. Louvor à Deus por todos que estão orando pela glorificação da Apóstola do Espírito Santo. Agradeço ainda a RCCBRASIL e as Novas Comunidades que a adotaram como baluarte.
Unidos pela Cultura de um Novo e Permanente Pentecostes!
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito!
Vosso irmão menor, servo do Espírito,
Padre Dudu

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Angelus: A palavra “sínodo” significa “caminhar juntos”

altApresentamos as palavras pronunciadas pelo Papa Francisco antes de rezar o Angelus com os fiéis e peregrinos presentes na Praça de São Pedro neste domingo, 25 de outubro.
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Esta manhã, com a Santa Missa celebrada na Basílica de São Pedro, concluiu-se a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a família. Convido todos a dar graças a Deus por estas três semanas de trabalho intenso, animado pela oração e por um espírito de verdadeira comunhão. Foi difícil, mas foi um verdadeiro dom de Deus, que certamente trará muitos frutos.
A palavra "sínodo" significa "caminhar juntos". E o que vivemos foi a experiência da Igreja em caminho, especialmente com as famílias do povo santo de Deus espelhado pelo mundo. Por isso me impressionou a Palavra de Deus que vem a nós hoje na profecia de Jeremias. Ele diz: “Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam". E o profeta acrescenta: "Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel"(31,8-9).
Esta Palavra de Deus nos diz que o primeiro a querer caminhar conosco, a querer fazer "sínodo" conosco, é Ele, nosso Pai. Seu "sonho", desde sempre e para sempre, é formar um povo, reuni-los, levá-los para a terra da liberdade e da paz. Este povo é constituído de famílias: "a mulher grávida e a parturiente"; é um povo que, enquanto caminha leva adiante a vida, com a bênção de Deus.
É um povo que não exclui os pobres e os desfavorecidos, na verdade, os inclui. O Profeta diz: "Entre eles os cegos e os coxos". É uma família de famílias, aonde quem se cansa não é marginalizado, não é deixado para trás, mas caminha junto com os outros porque este povo caminho com o passo dos últimos; como se faz nas famílias e como nos ensina o Senhor, que se fez pobre com os pobres, pequeno com os pequenos, último com os últimos. Não o fez para excluir os ricos, os maiores e primeiros, mas porque este é o único modo para salvá-los, para salvar todos: andar com os pequenos, com os excluídos, com os últimos.
Confesso-lhes que comparei esta profecia do povo em caminho com as imagens dos refugiados em marcha nas estradas da Europa: uma realidade dramática dos nossos dias. Também a eles Jesus diz: ‘Partiram no pranto, eu os consolarei após o sofrimento’. Estas famílias que sofrem, extirpadas de suas terras, também estiveram conosco no Sínodo, em nossa oração e nos nossos trabalhos, por meio da voz de alguns pastores presentes na Assembleia. Estas pessoas, em busca de dignidade, essas famílias que procuram a paz, permanecem conosco, a Igreja não as abandona, porque fazem parte do povo que Deus quer libertar da escravidão e conduzir à liberdade.
Assim, nesta Palavra de Deus, se reflete tanto a experiência sinodal que vivemos, como o drama dos refugiados em marcha nas estradas da Europa. O Senhor, por intercessão da Virgem Maria, nos ajude também a colocar na prática as indicações emersas em fraterna comunhão.
Depois do Angelus
Queridos irmãos e irmãs,
Saúdo todos vós, fiéis de Roma e os peregrinos de diferentes países.
Em particular, saúdo a Hermandad del Señor de los Milagros em Roma (em espanhol): quantos peruanos estão aqui na Praça, que com grande devoção trouxeram em procissão a imagem venerada em Lima, Peru, e onde quer que haja imigrantes peruanos. Obrigado por seu testemunho!
Saúdo os peregrinos músicos de "Musikverein Manhartsberg", da diocese de Viena; e a Orquestra de Landwehr, Friburgo (Suíça), que ontem à noite realizou um concerto beneficente.
Saúdo a Associação de Voluntários do Hospital "São João" de Lagonegro e o grupo da diocese de Oppido Mamertina-Palmi.
Desejo a todos um bom domingo. E, por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até logo.
Fonte: Zenit

Conselho Nacional define tema para RCC em 2016

O Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil discerniu o tema que direcionará os trabalhos do movimento para o ano de 2016. O discernimento foi feito durante a reunião que está acontecendo desde a última quarta-feira, dia 23, na cidade de Goiânia (GO), com a presença de todos os 27 presidentes dos conselhos estaduais da RCC.
O tema suscitado para o próximo ano é “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). De acordo com a presidente do Conselho Nacional, Katia Roldi Zavaris, é a graça do Espírito Santo que nos faz entender a essência do coração de Deus, que é amor e misericórdia, e é o Espírito Santo que direciona à unidade com a Igreja.
Este tema ainda será trabalhado em conjunto com a moção dada pela RCC internacional para o ano 2016 em preparação para o Jubileu de Ouro da RCC, a ser celebrado em 2017. O tema internacional é Espalhando a Chama e tem como foco o serviço e a missão.
O assistente eclesiástico da RCCBRASIL, Dom Alberto Taveira Corrêa, destacou que o discernimento deste tema foi uma confirmação da vontade de Deus na oração do conselho e nos ensinamentos do Papa, devido à convocação papal para o Ano Jubilar extraordinário com o tema da misericórdia. Ele aproveitou e exortou que cada membro de Grupo de Oração leia a bula Misericordiae Vultus, sobre o Ano da Misericórdia, em preparação para este ano jubilar e para a missão da RCCBRASIL.
O conselho nacional também discerniu os temas para serem trabalhados nos encontros de Carnaval, no Pentecostes e nos Cenáculos com Maria. Confira abaixo as temáticas:

Tema do Ano
“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36)
Espalhando a Chama rumo ao Jubileu de Ouro da RCC

Tema do Carnaval
“Vê a alegria que te vem de Deus” (Br 4,36b)

Tema de Pentecostes
“Arrependei-vos e recebereis o dom do Espirito Santo” (At 2,38)

Tema Cenáculo com Maria
“Sua Misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50a)

A presidente do conselho, Katia Zavaris, lembra que o tema da misericórdia deve ser trabalhado no ano de 2016 e orienta que os grupos e dioceses que ainda têm eventos programados para este ano de 2015 trabalhem a moção "Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito" (Gl 5,25).

Em breve, será divulgada a arte e disponibilizada para download.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

GRUPO DE ORAÇÃO - DIA 06/10/2015

MATEUS 24:45—51 — O SERVO FIEL E PRUDENTE 









"Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos demais servos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?
46Feliz o servo que seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
47Garanto que ele o encarregará de todos os seus bens.
48Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: 'Meu senhor está demorando',
49e então comece a bater em seus conservos e a comer e a beber com os beberrões.
50O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe.
51Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes.